Topografia de Córnea

Topografia de Córnea

2016-07-17T15:45:12+00:00

View Video



A Topografia de Córnea consiste na avaliação da curvatura anterior da córnea através do reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos (anéis de Plácido). É indicado nos casos de suspeita de alteração da curvatura anterior da córnea, no diagnóstico e acompanhamento de usuários de lente de contato, ceratocone, pré e pós-operatório de cirurgia de transplante de córnea, catarata e cirurgia refrativa. É um exame não invasivo, não sendo necessário dilatar a pupila nem usar anestésicos.

 

TOPOGRAFIA DE CÓRNEA

 

Possíveis nomenclaturas: Topografia Corneana; Ceratoscopia Computadorizada; Ceratometria Computadorizada; Ceratometria Computadorizada de Córnea.

 

Aparelho: TMS-4 – TOMEY (Estados Unidos).

 

Qual a função deste exame?

A Topografia de Córnea tem a função de realizar o mapeamento topográfico através de projeções de anéis luminosos na córnea.

Este exame fornece as informações do mapa corneano em 3D, Análise Fourier e Avaliação de software especifico para deteção precoce de Ceratocone.

 

Qual a indicação?

A Topografia de Córnea é indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o Ceratocone ; Degenerações e Distrofias de Córnea, Erros Refrativos, Astigmatismo e Miopia. Também é útil para adaptação de Lentes de Contato , principalmente as lentes rígidas.

 

A Topografia de Córnea também é muito essencial na avaliação pré operatória da Cirurgia de RefrativaCirurgia de Catarata e pós operatório de Cirurgia de Transplante de Córnea.

 

Informações:

O exame é indolor, não invasivo e de não contato.

 

Orientações:

Pacientes que usam lente de contato devem suspender o uso das lentes 1 dia antes da realização do exame.

 

Duração: aproximadamente 5 minutos.

 

Tempo de laudo: 5 dias úteis após a data da realização do exame.

 

 

Saiba mais sobre CIRURGIA DE CATARATA 

 

Saiba mais sobre CIRURGIAS DE REFRATIVAS

 

Saiba mais sobre TRANSPLANTE DE CÓRNEA 

 

Saiba mais sobre BANCO DE OLHOS DO RIO

 

Sobre o Autor: