A Retina é a camada presente no fundo do olho composta por células nervosas responsáveis por transformar a energia luminosa do meio externo em energia elétrica, sendo esta transportada para o cérebro através do nervo óptico aonde será formada a imagem e com isto a visão.
Descolamento de Retina é uma enfermidade que a retina se separa da porção posterior do olho ficando assim sem nutrição e iniciando um processo de degeneração celular.
O tratamento do Descolamento de Retina só pode ser realizado com cirurgia. Felizmente, aproximadamente 90% dos descolamentos de retina podem ser tratados com somente uma cirurgia. Atualmente existem três tipos de cirurgia para tratamento do Descolamento de Retina, que são Retinopexia pneumática, Introflexão escleral e Vitrectomia Posterior. Cabe ao seu oftalmologista optar de acordo com o tipo de descolamento e configuração do mesmo sobre a melhor técnica cirúrgica a ser adotada.
A técnica mais adotada hoje em dia é a Vitrectomia, procedimento minimamente invasivo realizado com microinstrumentos. O vítreo é removido, o líquido abaixo da retina descolada é drenado e aplica-se laser para selar o rasgo que originou o descolamento. A técnica atual evoluiu bastante com equipamentos com alto desempenho, lentes de qualidade óptica superior de campo amplo e ótimo sistema de iluminação.
O fato de serem instrumentos extremamente finos diminui os riscos de inflamação e o desconforto dos pacientes. Além disso, a técnica dispensa pontos. Em geral, em relação à técnica convencional (a retinopexia, que envolve a implantação de uma banda de silicone ao olho), os riscos de retorno do problema são menores na vitrectomia.
Algumas semanas após a cirurgia o paciente já pode retornar as suas atividades intelectuais. A recuperação visual, porém, vai depender do descolamento de retina ter ou não afetado a macula, a área do fundo do olho responsável pela visão de leitura e detalhes. Portanto, faz-se necessário o diagnóstico precoce otimização da visão após a cirurgia.
Uma avaliação no médico oftalmologista uma vez ao ano é especialmente recomendada para quem se enquadra nos fatores de risco, como miopia, doenças degenerativas da retina, traumas e antecedentes na família.
No Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) são utilizadas modernas técnicas de vitrectomia para tratamento do descolamento de retina que permitem a redução no tempo de recuperação do paciente e aumentam os índices de sucesso da cirurgia, possibilitando resgate da qualidade de vida do paciente.
Lembre-se: O médico oftalmologista é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico.
Leia também: Descolamento de Retina