Transplante de Células Tronco

Transplante de Células Tronco

2014-10-21T13:31:52+00:00

O transplante de Células Tronco adultas de córneas, também chamado de transplante de Limbo é um procedimento indicado para restabelecer a visão, principalmente nos casos de queimadura ocular química por cal ou produto ácido e de limpeza, ou térmica e outras doenças que afetam o olho, como a síndrome de Stevens-Johnson, Penfigóide ocular cicatricial, aniridía congênita, pterígio e o uso crônico ou frequente de lentes de contato.
Neste procedimento implantamos células tronco sadias do olho não afetado (doenças unilaterais), e nos casos bilaterais podemos retirar este tecido de um olho doador de um parente ou de um cadáver. O doador vivo mais adequado é escolhido através de um exame de sangue (Compatibilidade HLA e ABO) entre os irmãos, pais ou filhos do paciente afetado. O limbo, local onde estão as células tronco, que é retirado do olho doador sadio não prejudica o doador pois a quantidade retirada é pequena. Nos casos de doador cadáver é necessário utilizar medicamentos imunossupressores via oral para evitar a rejeição. Quando se consegue um bom pareamento HLA pode-se evitar a imunossupressão.

Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado com anestesia local. Algumas vezes um futuro transplante de córnea é necessário para reabilitar a visão.

 

Leia também: Transplante de células tronco

Sobre o Autor: