OCT Retina

OCT Retina

2018-04-09T18:41:18+00:00

Possíveis nomenclaturas: Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de Retina, OCT de Retina; OCT de Mácula

 

Aparelho: Spectralis OCT – Marca: Heidelberg (Alemanha)

 

Qual a função deste exame?

O exame de OCT – Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior tem a função de analisar detalhes anatômicos e da escavação do nervo óptico. Ele fornece dados precisos da camada de fibras nervosas da retina (RNFL), da mácula e do nervo óptico.

 

Qual a indicação deste exame?

A Tomografia de Coerência Óptica (3D-OCT) Retina é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões, especificamente a região da Retina. Está indicado principalmente no diagnóstico de alterações retinianas, como na Retinopatia Diabética Descolamento de Retina, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Buraco Macular e acompanhamento de cirurgias e procedimentos na retinianas.

A Tomografia de Coerência Óptica com OCT SPETRALIS, é a mais nova geração de OCT. Ela possui maior velocidade de cortes do que o time domain (512 X 40000), possui modo eyetracker onde se congela a imagem e o aparelho “segue” o olho tornando o exame mais agradavel para o paciente. Além disso outra novidade é a presença de follow-up, onde o software reconhece o local exato dos cortes anteriores e se pode fazer uma analise exata da progressão das patologias de retina e da perda das camadas de fibras nervosas no glaucoma. Outras vantagem do OCT SPECTRALIS da Heidelberg em relação aos da mesma geração são a presença de EDI (enhanced depth imaging) onde se pode realizar observações mais detalhadas da coróide e presença do modo ART que faz a média de 100 imagens fazendo com que a nitídez em detelhes do OCT SPECTRALIS seja definitivamente a melhor.

 

O exame causa desconforto?

Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.

 

Orientações:

O paciente deverá ir acompanhado, pois será realizada dilatação da pupila.

Duração: aproximadamente 20 minutos, com período estimado de espera de 1 hora e meia.

 

 

View Video

DESCOLAMENTO DE RETINA: Clique aqui para saber mais sobre DESCOLAMENTO DE RETINA.

MOSCAS VOLANTES (FLOATERS): Clique aqui para saber mais sobre MOSCAS VOLANTES (FLOATERS). 

INJEÇÃO INTRA-OCULAR: Clique aqui para saber mais sobre INJEÇÃO INTRA-OCULAR.

Sobre o Autor:

Médico-oftalmolgista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia CBO, especialista Retina clinica- cirurgica FMUSP.