OCT Papila

OCT Papila

2018-04-09T18:37:36+00:00

Possíveis nomenclaturas: Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de Papila; OCT de Papila; OCT de Nervo Óptico; OCT de Fibras Nervosas; OCT de Glaucoma.

Aparelho: Spectralis OCT – Marca: Heidelberg (Alemanha)

 

Qual a função deste exame?

O exame de OCT – Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior tem a função de analisar detalhes anatômicos e da escavação do nervo óptico. Ele fornece dados precisos da camada de fibras nervosas da retina (RNFL) e do nervo óptico.

 

Qual a Indicação?

 

A Tomografia de Coerência Óptica (3D-OCT) de Papila é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões, especificamente a região do nervo óptico e camada de fibras nervosas da retina (RNFL). Entre as doenças detectadas, estão o Glaucoma, Suspeita de Glaucoma e História Familiar de Glaucoma.

 

O 3D-OCT ajuda o seu oftalmologista a observar claramente as estruturas internas do seu olho. Assim, os problemas podem ser tratados antes mesmo que se desenvolvam e progridam. Este aparelho oferece um grande benefício aos pacientes com Glaucoma, sendo o mais avançado atualmente em diagnóstico, e controle da progressão, antes que a perda permanente da visão ocorra.

 

O exame causa desconforto?

Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.

 

Orientações:

 

O paciente deverá ir acompanhado, pois será realizada dilatação da pupila.

Duração: aproximadamente 20 minutos, com período estimado de espera de 1 hora e meia.

 

 

 

View Video

 

GLAUCOMA: Clique aqui para saber mais sobre GLAUCOMA. 

TIPOS DE GLAUCOMA: Clique aqui para saber mais sobre TIPOS DE GLAUCOMA. 

GLAUCOMA TEM CURA? Clique aqui para saber mais sobre GLAUCOMA TEM CURA? 

CUIDADOS COM GLAUCOMA. Clique aqui para saber mais sobre CUIDADOS COM GLAUCOMA.

Sobre o Autor:

Doutor em Ciências Visuais e Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), completou especialização de 3 anos em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Residência Médica em Oftalmologia pela Secretaria Municipal de Saúde – RJ. É especialista em Transplante de Córnea e Cirurgia de Catarata pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Post-doctoral Research Fellowship em Catarata, Cirurgia Refrativa e Córnea pela Johns Hopkins University – EUA. Chefe do Setor de Córnea e Cirurgia Refrativa do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ, atua nas áreas clínica e cirúrgica da transplante de córnea, oftalmologia geral, síndrome do olho seco, distrofia de Fuchs, ceratocone, conjuntivite, cirurgia a laser, cristalino, lentes intra-oculares e catarata.