O que é pupila?
Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. Localiza-se na parte média do olho, ou úvea e tem por função regular a quantidade de luz que passa para a retina.
O que é dilatação da pupila?
Basicamente o médico oftalmologista pode dilatar sua pupila por 2 motivos:
1) Examinar o Fundo do Olho (Mapeamento de Retina), ou seja, sua retina, vasos e nervo óptico e verificar a presença de catarata.
2) Verificar seu grau sem a interferência da acomodação, que é o ajuste involuntário dos músculos intraoculares. O exame de refração com a dilatação da pupila deve ser SEMPRE feito em indivíduos jovens (crianças, adolescentes e adultos jovens), em portadores de estrabismo e em alguns outros casos.
Os colírios usados para dilatar a pupila dificultam a visão de perto e seu efeito dura entre 2 e 4 horas mas raros casos podem permanecer por até 24 horas.
Importante: Sempre leve seu óculos antigo e, de preferência, a receita antiga se você tiver. É importante para o seu medico oftalmologista comparar a receita nova com a anterior.
Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico