O que é Presbiopia ?

O que é Presbiopia ?

2020-07-08T14:34:38+00:00

Quem tem presbiopia, muitas vezes necessita afastar os materiais de leitura de perto para poder enxergá-los.

 

O que é Presbiopia?

A Presbiopia é uma alteração visual relacionada à idade, que afeta praticamente todas as pessoas a partir de um determinado momento da vida. Quando você atingir 40 ou mais, pode começar a ter dificuldade em focar objetos próximos, como um livro ou uma revista, especialmente com pouca luz. Se não for corrigida, a presbiopia pode causar dores de cabeça e vista cansada ao trabalhar com objetos próximos.

A partir dos quarenta anos, seu Cristalino torna-se menos flexível, opaco (Catarata) tornando mais difícil ajustar o foco dos objetos rapidamente quando variam de distância (de longe para perto). E pode tornar-se mais difícil focar em objetos próximos à medida que for envelhecendo.

Como a presbiopia pode ser corrigida?

 

Com uso do óculos, e uso de Lentes de Contato.

Muitos casos de pacientes que nunca usaram óculos, ficam muito satisfeitos quando corrigidos com uso de lentes de contato.

As lentes de contato bifocais permitem ver tanto de perto quanto de longe em cada olho. Outra abordagem é a monovisão, em que um olho é corrigido para enxergar de perto, enquanto o outro olho é corrigido para enxergar de longe. Dependendo da extensão da monovisão, uma simples lente pode ser tudo o que você precisa.

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico

O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ ®, possui equipe médica especializada, com experiência no diagnóstico e tratamento da Presbiopia.

 

Agende sua consulta. 

Sobre o Autor:

Doutor em Ciências Visuais e Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), completou especialização de 3 anos em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Residência Médica em Oftalmologia pela Secretaria Municipal de Saúde – RJ. É especialista em Transplante de Córnea e Cirurgia de Catarata pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez Post-doctoral Research Fellowship em Catarata, Cirurgia Refrativa e Córnea pela Johns Hopkins University – EUA. Chefe do Setor de Córnea e Cirurgia Refrativa do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ, atua nas áreas clínica e cirúrgica da transplante de córnea, oftalmologia geral, síndrome do olho seco, distrofia de Fuchs, ceratocone, conjuntivite, cirurgia a laser, cristalino, lentes intra-oculares e catarata.