Exames
A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é Tecnologia moderna de imagem diagnóstica de alta resolução, que utiliza o princípio de interferometria de baixa coerência e por meio de cortes na estrutura ocular permite a observação tecidual de maneira não invasiva.
É baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico da mesma, mostrando suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infra-vermelha projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superiluminescente de diiodo.
O computador transforma as informações em gráficos, tabelas programas de análise e comparação de dados obtidos com exames normais e imagens coloridas, que são armazenadas e utilizadas de acordo com a indicação do exame. É indicado para estabelecer diagnóstico de inúmeras patologias (como retinopatia diabetica, degeneração macular relacionada a idade, buraco macular, etc..), avaliar um curso clínico, e monitorar a eficiência de tratamentos. O exame é realizado após a dilatação da pupila e o posicionamento do paciente no aparelho. As imagens da estrutura a serem examinadas são obtidas sem injeção de contrastes. Trata-se de um exame indolor e sem desconforto.
Possíveis nomenclaturas: Biometria Óptica ; Biometria de não contato; Biometria Óptica ou Biometria por Interferometria Óptica
Aparelho: IOLMAster – Marca: Zeiss (Alemanha)
Qual a função deste exame?
A Biometria IOLMAster 0 tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro da Córnea). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em Cirurgias de Catarata.
Qual a indicação?
Este exame é indicado principalmente para pacientes que serão submetidos à Cirurgias de Catarata ou Cirurgia Refrativa de alto grau de Miopia ou Hipermetropia.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.
Duração: aproximadamente 15 minutos.
Possíveis nomenclaturas: Biometria Ultrassonica , Ecobiometria
Qual a função deste exame?
A Biometria Ultrassônica tem a função de medir as dimensões ântero-posteriores das diversas estruturas oculares, cálculo dos graus de lentes intraoculares para as Catarata, auxílio no planejamento dos Transplantes de Córnea.
Com o grande avanço das lentes intra-oculares na cirurgia de catarata, tornou-se fundamental a obtenção de um método eficiente para cálculo do grau da lente intraocular a ser implantada.
Qual a indicação?
Este exame é indicado principalmente para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de rápida execução.
Orientações:
Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.
Observação: Este exame pode ser realizado sob narcose nos casos de crianças não colaborativas e portadores de deficiências especiais. Os valores do comprimento axial são inseridos no equipamento da biometria óptica IOL Master 500 apenas para o cálculo das LIOs.
Duração: aproximadamente 10 minutos.
Tempo de laudo: 5 dias úteis após a data de realização do exame.
Indicações
O exame Campo Visual Goldman mostra o campo de visão periférico de cada olho examinado, se este é normal ou se tem falhas absolutas ou relativas.
A maior parte dos exames são realizados em pacientes em investigação ou controle de Glaucoma. Auxilia também no diagnóstico de doenças retinianas e neurológicas, entre outras.
A perimetria manual verifica uma angulo maior de campo de visão comparado ao campo computadorizado, porém sem a mesma precisão do exame computadorizado.
Como é feito?
Não é necessário anestesia ou dilatação das pupilas, apenas a correção da refração do paciente, para evitar confusão no exame. Por ser um teste subjetivo, exige concentração e reflexos relativamente normais por parte do paciente.
Para a interpretação do exame, é necessário um profundo conhecimento do quadro clínico do paciente, e comparar com os achados da perimetria.
Geralmente o primeiro campo visual realizado vai servir de base para comparações futuras, sendo necessário, em alguns casos, a repetição desses achados para um diagnóstico mais preciso.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Se o paciente utilizar lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Tempo do laudo: 5 dias úteis após a data de realização do exame.
Possíveis nomenclaturas: Campo Visual; Perimetria Computadorizada; Campimetria Humphrey; Campo Visual Computadorizado.
Aparelho: Humphrey HFA 750 – Zeiss (Alemanha)
Qual a função deste exame?
A Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por patologias retinianas, neurológicas ou glaucoma.
Qual a indicação?
A Campimetria Computadorizada é indicada nos casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes com neuropatias, Glaucoma, alterações retinianas e que realizaram plástica ocular.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Pode ser realizado em diferentes estratégicas: exame branco/branco, full threshold, blue/yellow, mira vermelha, SITA, SITA FAST, VFI, GPA.
Orientações:
Se o paciente utilizar lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Tempo do laudo: 5 dias úteis após a data de realização do exame.
A Ceratometria Computadorizada é o exame das curvaturas da córnea (superfície anterior do olho), que permite o estudo do eixo e o grau do astigmatismo, demonstrando as distorções na córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas. É um exame útil para os candidatos a cirurgia refrativa e útil no planejamento das incisões na cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lentes de contato.
Possíveis nomenclaturas: Pressão Intraocular (PIO); Medida da PIO.
Qual a função deste exame?
A Tonometria tem a função de medir a pressão intraocular.
Qual a indicação?
Este exame é indicado para pacientes com suspeita de glaucoma.
Informação:
Exame indolor e não invasivo.
Orientações:
Pacientes que usem lente de contato devem suspender o uso no dia do exame. O uso de colírios deve ser mantido normalmente.
O que é ?
Exame que mede a pressão ocular diversas vezes ao longo de um dia.
Para que serve?
Exame necessário tanto para diagnóstico, quanto para monitoramento de pacientes com Glaucoma. Através de um conjunto de medições realizadas ao longo do dia pode-se estabelecer a média da pressão intraocular. Para observar a variação da pressão ocular durante o dia – ela pode ser alterada por condições de sono e luminosidade, entre outros. O exame auxilia no diagnóstico de alguns Tipos de Glaucoma, além de permitir monitorar o controle da pressão com medicamentos em casos de portadores de glaucoma.
Como é feito?
O tonômetro é usado para fazer diversas medidas em horários diferentes (mini curva tensional) de um só dia.
Valores de referência
Considera-se como valores de referência para normalidade a medida da tonometria entre 10 mmHg e 20 mmHg.
O exame de fundo de olho (FO) consiste na observação das estruturas do segmento posterior do olho (nervo óptico, retina, vasos retinianos e coróide). O principal aparelho utilizado pelo médico clínico para realização do exame de fundo de olho é o oftalmoscópio direto; já o oftalmologista se vale de outros aparelhos, como o oftalmoscópio indireto e a lâmpada de fenda. Através deste exame, o médico é capaz de identificar diversas doenças.
Possíveis nomenclaturas: Retinografia de Papila, Retinografia de Nervo Óptico e Foto Estereoscópica.
Aparelho: Visucam 500 – Marca: Zeiss (Alemanha)
Qual a função deste exame?
Este exame, Estero Foto de Papila Nervo Óptico, consiste na fotografia colorida, com máquina digital, do nervo óptico ou papila em estereopsia (montada em 3D). Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico.
Qual a indicação?
A retinografia estereoscópica de papila tem como objetivo principal a documentação e o auxilio diagnóstico de alterações do Nervo Óptico, como forma, contorno, relevos, tamanho, coloração, sendo muito empregada para seguimentos e avaliação de pacientes comGlaucoma e em Neuroftalmologia.
Informações:
Exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
O paciente deverá ir acompanhado, pois será necessário realizar dilatação da pupila.
Duração: aproximadamente 20 minutos. com período de espera de aproximadamente 1 hora.
Tempo do laudo: 5 dias úteis para impresso e 3 dias úteis online.
O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ utiliza um dos mais modernos equipamentos do mundo, fabricado pela Zeiss, o Visucam 500 (Alemanha).
O Exercício Ortópico é considerado uma fisioterapia ocular, e indicados após a realização do Teste Ortóptico.
Possíveis nomenclaturas: Teste da Motilidade Ocular; Avaliação da Motilidade Ocular Extrínseca.
Qual a função deste exame?
Os exames ortópticos são utilizados para avaliar a qualidade da motilidade ocular, ou seja, avaliar se existe alguma alteração no movimento dos olhos. Esta técnica é capaz de diagnosticar estrabismo (desvio dos olhos) e ambliopia (baixa acuidade visual).
A Fotocoagulação à Laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao descolamento de retina também necessitam desse tratamento
Para tratar a formação de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) as aplicações são espaçadas ao longo das áreas laterais da retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sangüíneos anormais e ajudam a manter a retina colada.
Fotografia Clínica é o uso da fotografia para documentação e acompanhamento de casos clínicos.
Possíveis nomenclaturas: Fotografia do Segmento Anterior, Biofotografia.
Qual a função deste exame?
A Fotografia do Segmento Anterior ( Fotografia Clínica ) consiste em fotografias, com máquina digital, da conjuntiva, esclera, córnea, íris, pupila e pálpebras.
Qual a indicação?
A Fotografia Clínica é utilizada principalmente para registro, documentações e acompanhamento das patologias de segmento anterior.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
Duração: aproximadamente 10 minutos.
A Gonioscopia mostra qual o aspecto do ângulo formado entre a córnea e a íris. É essencial na avaliação e no tratamento de pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma. Além disso, é indicado para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.
GONIOSCOPIA
Possíveis nomenclaturas: Avaliação Gonioscópica ou Avaliação do angulo de drenagem do olho.
Qual a função deste exame?
É um exame realizado para análise do ângulo entre a Córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do humor aquoso, que é importante para regular a pressão intraocular, e da câmara anterior.
Qual a indicação?
A Gonioscopia é indicada para avaliar o ângulo da câmara anterior. É especialmente importante para a avaliação de casos suspeitos de Glaucoma, estudo de tumores de íris, nos casos de trauma ocular, etc
Informações:
Este exame é indolor e de contato.
Orientações:
O paciente não precisará tomar nenhum cuidado específico para realização deste exame.
Duração: aproximadamente 15 minutos.
A análise clínica da retina – mapeamento de retina – é composta de dois exames: a oftalmoscopia binocular indireta (OBI) e a biomicroscopia de fundo. A oftalmoscopia binocular indireta utiliza um aparelho com fonte de luz adaptada à cabeça do médico. Ele projeta essa luz no fundo de olho do paciente e sua imagem refletida é captada numa lente segurada pelo médico. A biomicroscopia de fundo é realizada com o paciente sentado no aparelho –lâmpada de fenda – e o médico utiliza, em geral, uma lente especial.
Esses são exames fundamentais e são os mais utilizados para o diagnóstico e acompanhamento dos problemas da retina, pois permite a visão detalhada, de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo, inclusive alterações na periferia da retina.
O mapeamento de retina deve ser realizado em todas as pessoas pelo menos uma vez ao ano, pois vários problemas de retina só se manifestam clinicamente em estágios avançados e esse exame permite o diagnóstico precoce das alterações causadas por uma série de doenças.
Possíveis nomenclaturas: Fundo de Olho; Fundoscopia ou Oftalmoscopia Indireta.
Qual a função deste exame?
O Mapeamento de Retina tem a função de mapear toda a estrutura da Retina, Nervo Óptico, mácula e vasos.
Qual a indicação?
Indicado para avaliar e acompanhar doenças oculares, como Descolamento de Retina, Doenças da Mácula, degenerações, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções patologias, além de ser útil na avaliação da evolução de patologias neurooftalmológicas e sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. Este exame é indicado para avaliar a retina de forma global, dando especial atenção para a região periférica.
Informações:
Este exame é indolor.
Orientações:
O paciente deverá ir acompanhado, pois será necessário fazer dilatação da pupila.
Duração: aproximadamente 20 minutos, com período de espera estimado de 1hora.
Possíveis nomenclaturas: Microscopia Especular (MEC) ou ME de córnea.
Aparelho: EM 3000 – Tomey (Estados Unidos)
Qual a função deste exame?
O exame de Microscopia Especular da Córnea é um exame não invasivo em que fotografias são tiradas do olho a fim de analisar a anatomia da camada mais interna da Córnea(endotélio), permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).
É indicado principalmente para diagnóstico das doenças que afetam o endotélio, nos usuários crônicos de lentes de contato e no pré e pós-operatório de diversas cirurgias intra-oculares (Catarata, Cirurgia Refrativa, Transplante de Córnea, Crosslinking ).
O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ utiliza um dos mais modernos equipamentos do mundo, fabricado pela Tomey®-USA.
Qual a indicação?
O exame de Microscopia Especular de Córnea é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea.
Informações:
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
Duração: aproximadamente 10 minutos.
Possíveis nomenclaturas: Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de Papila; OCT de Papila; OCT de Nervo Óptico; OCT de Fibras Nervosas; OCT de Glaucoma.
Aparelho: Spectralis OCT – Marca: Heidelberg (Alemanha)
Qual a função deste exame?
O exame de OCT – Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior tem a função de analisar detalhes anatômicos e da escavação do nervo óptico. Ele fornece dados precisos da camada de fibras nervosas da retina (RNFL) e do nervo óptico.
Qual a Indicação?
A Tomografia de Coerência Óptica (3D-OCT) de Papila é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões, especificamente a região do nervo óptico e camada de fibras nervosas da retina (RNFL). Entre as doenças detectadas, estão o Glaucoma, Suspeita de Glaucoma e História Familiar de Glaucoma.
O 3D-OCT ajuda o seu oftalmologista a observar claramente as estruturas internas do seu olho. Assim, os problemas podem ser tratados antes mesmo que se desenvolvam e progridam. Este aparelho oferece um grande benefício aos pacientes com Glaucoma, sendo o mais avançado atualmente em diagnóstico, e controle da progressão, antes que a perda permanente da visão ocorra.
O exame causa desconforto?
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
O paciente deverá ir acompanhado, pois será realizada dilatação da pupila.
Duração: aproximadamente 20 minutos, com período estimado de espera de 1 hora e meia.
GLAUCOMA: Clique aqui para saber mais sobre GLAUCOMA.
TIPOS DE GLAUCOMA: Clique aqui para saber mais sobre TIPOS DE GLAUCOMA.
GLAUCOMA TEM CURA? Clique aqui para saber mais sobre GLAUCOMA TEM CURA?
CUIDADOS COM GLAUCOMA. Clique aqui para saber mais sobre CUIDADOS COM GLAUCOMA.
Possíveis nomenclaturas: Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de Retina, OCT de Retina; OCT de Mácula
Aparelho: Spectralis OCT – Marca: Heidelberg (Alemanha)
Qual a função deste exame?
O exame de OCT – Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior tem a função de analisar detalhes anatômicos e da escavação do nervo óptico. Ele fornece dados precisos da camada de fibras nervosas da retina (RNFL), da mácula e do nervo óptico.
Qual a indicação deste exame?
A Tomografia de Coerência Óptica (3D-OCT) Retina é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões, especificamente a região da Retina. Está indicado principalmente no diagnóstico de alterações retinianas, como na Retinopatia Diabética Descolamento de Retina, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Buraco Macular e acompanhamento de cirurgias e procedimentos na retinianas.
A Tomografia de Coerência Óptica com OCT SPETRALIS, é a mais nova geração de OCT. Ela possui maior velocidade de cortes do que o time domain (512 X 40000), possui modo eyetracker onde se congela a imagem e o aparelho “segue” o olho tornando o exame mais agradavel para o paciente. Além disso outra novidade é a presença de follow-up, onde o software reconhece o local exato dos cortes anteriores e se pode fazer uma analise exata da progressão das patologias de retina e da perda das camadas de fibras nervosas no glaucoma. Outras vantagem do OCT SPECTRALIS da Heidelberg em relação aos da mesma geração são a presença de EDI (enhanced depth imaging) onde se pode realizar observações mais detalhadas da coróide e presença do modo ART que faz a média de 100 imagens fazendo com que a nitídez em detelhes do OCT SPECTRALIS seja definitivamente a melhor.
O exame causa desconforto?
Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
O paciente deverá ir acompanhado, pois será realizada dilatação da pupila.
Duração: aproximadamente 20 minutos, com período estimado de espera de 1 hora e meia.
DESCOLAMENTO DE RETINA: Clique aqui para saber mais sobre DESCOLAMENTO DE RETINA.
MOSCAS VOLANTES (FLOATERS): Clique aqui para saber mais sobre MOSCAS VOLANTES (FLOATERS).
INJEÇÃO INTRA-OCULAR: Clique aqui para saber mais sobre INJEÇÃO INTRA-OCULAR.
Os exames precisos são fundamentais para o tratamento, por isso, realizar os exames oftalmológicos com equipamentos de alta qualidade, de última geração, manuseados por profissionais experientes é essencial para a saúde dos seus olhos.
Esta é uma das maiores preocupações dos oftalmologistas e é compartilhada pelo Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro -IORJ.
No IORJ é possível realizar exames diferenciados e procedimentos não encontrados em clínicas de menor porte.
A Paquimetria é a medição da espessura córnea. É um exame indolor, de rápida execução e não altera a visão. Utilizado em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, transplante de córnea, edema de córnea e várias outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana. O equipamento mede em um instante 25 vezes a espessura da córnea, calculando a média e o desvio-padrão destas medidas.
Qual a função deste exame?
A Paquimetria Ultrassônica é um exame indicado para medir a espessura da córnea através de uma sonda de ultrassom. O aparelho mede em um instante 25 vezes a espessura, calculando a média e o desvio-padrão destas medidas. Para isto é utilizado apenas uma gota de colírio anestésico.
Qual a indicação?
Utilizada em casos de Glaucoma, Ceratocone , Cirurgias Refrativa, edema de Córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.
Informações:
Este exame é indolor, de contato e não invasivo.
Orientações:
Usuários de lente de contato devem suspender o uso 5 dias antes do exame.
Observações:
Para crianças com baixa colaboração e portadores de deficiências especiais, esse exame pode ser realizado sob narcose.
Duração: aproximadamente 10 minutos.
A refração computadorizada é o exame que de forma aproximada quantifica a refração de um paciente. Toma como dados a distância ântero-posterior de um olho, a curvatura da córnea e os índices de refração dos meios como córnea, cristalino, humores aquoso e vítreo e tem como variável a acomodação refracional do paciente.
Possíveis nomenclaturas: Refratometria Automática Computadorizada
Qual a função deste exame?
Exame para estudo inicial das condições ópticas do olho, fornecendo a avaliação quantitativa da Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.
Qual a indicação?
Auxilia o médico oftalmologista a avaliar e verificar a presença de Erros de Refração.
Informações: O exame é indolor, geralmente não necessita de acompanhantes.
Duração: aproximadamente 5 minutos.
O que é a Tela de Amsler?
A tela de Amsler é o teste que avalia se o paciente é portador de alterações na região macular da retina. Solicita-se ao paciente que fixe seu olhar um ponto central de um conjunto de linhas quadriculadas. Se enxergar as linhas onduladas ou com falhas é sinal de alterações na mácula e exames adicionais são necessários.
A tela de Amsler consiste em uma grade de linhas horizontais e verticais e tem como objetivo monitorar o campo de visão.
Esse teste irá auxiliar no diagnóstico de distúrbios visuais na retina, mais especificamente na mácula. Essa estrutura (a mácula) pode estar alterada em algumas doenças como a Degeneração Macular Relacionada a Idade, ou Degeneração Macular Senil.
Pessoas que sofrem dessa doença tem grande dificuldade em executar atividades diárias como ler ou dirigir.
Possíveis nomenclaturas: Avaliação do Filme Lacrimal; Teste de Olho Seco.
TESTE DE ROSA BENGALA
Qual a função deste exame?
O Teste de Rosa Bengala é realizado através da instilação de um corante especial no olho avalia o grau de comprometimento das células da superfície da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal (olho seco).
Permite observar se existem células epiteliais danificadas na superfície da córnea e da conjuntiva, além de auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.
Qual a indicação?
Este exame é indicado para pacientes com suspeita de olho seco.
Informações:
Exame indolor.
Orientações:
O paciente não poderá utilizar nenhum tipo de colírio antes de realizar o exame.
Duração: aproximadamente 5 minutos.
Possíveis nomenclaturas do Exame: Avaliação do Filme Lacrimal; Teste do Olho Seco.
Untitled1
Qual a função deste exame?
O Teste de Schirmer é utilizado para verificar se os olhos produzem lágrimas o suficiente para permanecerem lubrificados, ou seja, avalia a função lacrimal.
Realizado com uso de tiras de papel especial, que ao serem posicionadas em contato com a conjuntiva ocular irão permitir a medição e a quantificação da produção de lágrima pela medida da extensão do papel filtro que ficou úmida.
Qual a indicação?
O Teste de Schirmer é indicado para pacientes com suspeita ou acompanhamento de olho seco. É fundamental a realização deste exame nesses casos.
O que significam os resultados anormais?
Os olhos secos podem resultar de:
Envelhecimento
Mudanças climáticas
Síndrome de Sjogren
Úlcera de córnea e infecções
Infecções oculares (por exemplo, conjuntivite)
Cirurgia de pálpebras ou faciais anteriores
Desordens de lacrimejamento devido a doenças como linfoma, leucemia e artrite reumatóide
Deficiência de vitamina A
A incapacidade das lágrimas em escorrer para o nariz pode ocorrer com:
Bloqueio do canal lacrimal
Algumas infecções oculares
Orientações:
O paciente não poderá utilizar nenhum tipo de colírio antes de realizar o exame. O teste não apresenta nenhum risco para o paciente.
Não haverá dilatação de pupilas.
O procedimento é feito no consultório pelo médico.
Duração: aproximadamente 5 minutos.
Qual a função deste exame?
O Teste de sobrecarga hídrica verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho) , ou seja, medida da pressão intraocular após ingestão de 1 litro de água em 5 minutos.
Qual a indicação?
O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma.
A finalidade é verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão intra-ocular. O pico de pressão ocular obtido durante a realização do teste se correlaciona com o pico de pressão que ocorre durante as 24 horas do dia.
A despeito dos grandes avanços semiológicos observados nos últimos anos, o diagnóstico e o controle evolutivo do Glaucoma ainda são um desafio, mesmo para os grandes especialistas no assunto. Com freqüência nos deparamos com casos suspeitos de glaucoma cujo diagnóstico é incerto, apesar de exaustiva avaliação semiológica. Há ainda casos que já apresentam diagnóstico firmado por presença de lesão glaucomatosa sobre os quais pairam dúvidas quanto ao adequado controle ou não da doença através do tratamento instituído.
Orientações:
Duração: aproximadamente 1 hora. O uso de colírios deve ser mantido normalmente.
O que é o Teste Ortópico?
O Teste Ortópico é o exame que analisa tanto a movimentação ocular quanto a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo, nistagmo e de outras condições correlatas. Utiliza de prismas e lentes especiais para o diagnóstico e medida dos estrabismos (desvio dos olhos).
A Tonometria Ocular mede a pressão intra-ocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma e controle da resposta aos colírios para tratamentos.
TONOMETRIA OCULAR
Possíveis nomenclaturas: Pressão Intraocular (PIO), Medida da PIO.
Qual a função deste exame?
A Tonometria Ocular tem a função de medir a pressão intraocular.
Qual a indicação?
Este exame é realizado de rotina no Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ . É indicado também para pacientes com suspeita de Glaucoma .
Informação:
Exame indolor e não invasivo.
Orientações:
Pacientes que usem lente de contato devem suspender o uso no dia do exame.
Duração: aproximadamente 5 minutos.
A Topografia de Córnea consiste na avaliação da curvatura anterior da córnea através do reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos (anéis de Plácido). É indicado nos casos de suspeita de alteração da curvatura anterior da córnea, no diagnóstico e acompanhamento de usuários de lente de contato, ceratocone, pré e pós-operatório de cirurgia de transplante de córnea, catarata e cirurgia refrativa. É um exame não invasivo, não sendo necessário dilatar a pupila nem usar anestésicos.
Possíveis nomenclaturas: Topografia Corneana; Ceratoscopia Computadorizada; Ceratometria Computadorizada; Ceratometria Computadorizada de Córnea.
Aparelho: TMS-4 – TOMEY (Estados Unidos).
Qual a função deste exame?
A Topografia de Córnea tem a função de realizar o mapeamento topográfico através de projeções de anéis luminosos na córnea.
Este exame fornece as informações do mapa corneano em 3D, Análise Fourier e Avaliação de software especifico para deteção precoce de Ceratocone.
Qual a indicação?
A Topografia de Córnea é indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o Ceratocone ; Degenerações e Distrofias de Córnea, Erros Refrativos, Astigmatismo e Miopia. Também é útil para adaptação de Lentes de Contato , principalmente as lentes rígidas.
A Topografia de Córnea também é muito essencial na avaliação pré operatória da Cirurgia de Refrativa, Cirurgia de Catarata e pós operatório de Cirurgia de Transplante de Córnea.
Informações:
O exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Orientações:
Pacientes que usam lente de contato devem suspender o uso das lentes 1 dia antes da realização do exame.
Duração: aproximadamente 5 minutos.
Tempo de laudo: 5 dias úteis após a data da realização do exame.
A ultrasonografia é o exame da anatomia do olho utilizando-se o ultra-som, empregando a mesma tecnologia do ultra-som fetal. É um exame fundamental, quando o mapeamento de retina é dificultado por opacidades da córnea, cristalino ou vítreo. Também é essencial no estudo de várias outras doenças oculares , como tumores, doenças da coróide, esclera e órbita.
Possíveis nomenclaturas: Ecografia; Ecografia Ocular ou Ultrassonografia
Qual a função deste exame?
A ultrassonografia é um ultrassom ocular para avaliar estruturas internas do globo.
Qual a indicação?
A ultrassonografia é indicada para avaliar várias doenças, como Descolamento de Retina, hemorragias, luxação de cristalino, lesões inflamatórias, sendo indispensável na definição de tumores intraoculares.
Informações: O exame é indolor.
Duração: aproximadamente 20 minutos.